Quantidade de Páginas visitadas

Apresentação

1.1 Identificação

1.2 Histórico

1.3 Llocalização

1.4 Imagens





1.1 Identificação

Escola de Educação Especial para Atendimento de Portadores de Lesões Lábio Palatais
Mantenedora: APPDF Associação Pontagrossense de Portadores das Deformidades Faciais
Rua: João Adamowicz, s/n Quadra 05 Jardim Gianna II
Ponta Grossa - PR Cep: 84020-441

Voltar





1.2 Histórico

HISTÓRICO DA APPDF



A Associação Pontagrossense de Portadores de Deformidades Faciais é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que foi fundada em 15 de junho de 1993, com objetivo precípuo de instituir e coordenar amplos serviços nas áreas: social, pedagógica e de saúde , voltada para a reabilitação dos portadores das deformidades faciais.

Tal objetivo surgiu da necessidade de se prestar atendimento especializado

Ao grande número de portadores de deformidades faciais oriundos de Ponta Grossa e região circunvizinha, que engloba a 3ª regional de Saúde.

A iniciativa surgiu de alguns pais de portadores de fissura lábio-palatal e do corpo clínico do Hospital Bom Jesus, principalmente na pessoa da Irmã Matildes Gaiovis que desde 1984 vinha desenvolvendo o Projeto de Implantação de Atendimento para portadores das Deformidades Faciais.

A APPDF é mantenedora do CAELLP. ( Centro de Atendimento Especializado para Lesão Lábio - Palatal), que tem por finalidade a reabilitação, promoção social e apoio pedagógico do portador de lesão lábio-palatal a partir de 0 (zero) anos até a terceira idade.

Em nosso Centro, oferecemos atendimentos nos setores de Odontologia, Fonoaudiologia, Psicologia , Pedagogia e Serviço Social.

Atualmente prestamos atendimento a aproximadamente 370 (Trezentos e setenta) pacientes cadastrados, número esse que aumenta mensalmente.

A APPDF é registrada no CNAS ( Conselho Nacional de Assistência Social), Sob o número 44.006.001.160/96-34, como também é declarada de Utilidade Pública Municipal pelo registro n°5155 e Utilidade Pública Estadual pela Lei nº 0000012497 de 1999. CNPJ 73.672.800/0001-22, Licença Sanitária em processo, bem como Alvará de Funcionamento e Segurança. Mantém convênio de Amparo técnico com a Secretaria de Estado da Educação- Departamento de Educação Especial- SEED/DEE. Para pagamento de pessoal, com a Secretaria de Educação Municipal com a concessão de Professores, com a fundação Promover para pagamento de pessoal de apoio e técnicos.

Os pacientes Portadores de fissura lábio-palatal são encaminhados para cirurgias de correção, para o CAIF ( Centro de Atendimento Integral ao Fissurado) ou para o Centrinho de Bauru- SP, necessitando estar gozando de Plena Saúde, para tanto são necessários exames de puericultura e consultas pediátricas periódicas. Não havendo custo nenhum para família, pois o tratamento é coberto completamente pelo SUS, com amparo legal garantindo o transporte dos pacientes de forma gratuita, quando o paciente não apresenta recursos para o custeio das passagens.

Temos como pensamento que norteia nossas ações que:


Conviver com pessoas fissuradas é um privilégio,

Pois além de descobrirmos como são maravilhosas

Temos a oportunidade de nos conscientizarmos

De nossas próprias fissuras, aquelas que

Não podem ser reparadas com nenhuma cirurgia...”


(Gunther)



CONTEXTO ATUAL DA ENTIDADE



Nossa entidade atende já a 16 anos, na região de Ponta Grossa, tendo como clientela específica Portadores de lesão Lábio - Palatal. Nossos pacientes são atendidos desde seu nascimento até o término de seu tratamento em nossa entidade. Realizando as cirurgias de correção no CAIF ou Centrinho de Bauru, sendo nossa missão principal a reabilitação após as cirurgias de correção.

Para isso contamos com uma equipe técnica composta por: Dentista, Fonoaudióloga, Psicóloga, Pedagoga, Professoras e Assistente Social.

Atualmente nos encontramos em nossa sede própria, localizada na rua João Adamowicz, s/n quadra 05 Jardim Gianna II.

Nosso terreno foi concedido pela Prefeitura Municipal, onde com Projetos junto a Prefeitura, Receita Federal, Conselho Municipal de Assistência Social, Eventos como 10 Chás Beneficentes, Colaborações através de carnês dos sócios, 3 Jantares, apresentação e divulgação da entidade no Selo Social, onde encontramos vários parceiros que nos auxiliaram no início de nossa construção.

Já estamos a 2 anos em nossa nova sede, porém quando mudamos para cá, as obras não tinham se encerrado e por motivos financeiros não pudemos terminar a construção. Sendo que se faz necessário o termino de reboco externo, troca de forração interna ( a forração foi realizada com material inadequado de madeira não tratada, recebida de doação , apresentando formação de fungos e altamente inflamável), calçadas inacabadas, reconstrução de rampa para acesso de cadeirantes aos atendimentos, construção de garagem para 2 carros , pintura interna e externa, construção de parque, muros e jardinagem.

Temos consciência que a realização deste projeto deve ser alicerçada com a união de todos os parceiros colaboradores, funcionários da entidade, Diretoria da Associação, Famílias atendidas.

Em fim, é um projeto que necessita ser abraçado e alavancado por várias mãos parceiras. Pois independente das condições de trabalho que hoje nos encontramos, temos uma equipe técnica de excelente qualidade, que realiza os atendimentos com todo carinho e dedicação, por paixão a causa do Portador de Deformidade – Facial. Pois temos consciência de nossa responsabilidade junto a comunidade, haja visto que o número de nascimento de pacientes vem aumentando a cada ano. E por comprometimento de toda a equipe temos um índice de mortalidade infantil zero, para os nascidos com Lesão Lábio – Palatal de nossa região.

Voltar



1.3 Localização




Veja no mapa o endereço da Escola






Voltar


1.4 Imagens

Voltar





Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito